Principais cuidados com a prótese dentária

As próteses dentárias são aparelhos que podem ser fixos, removíveis, totais ou parciais utilizados na substituição de dentes ausentes. Com o objetivo de restaurar o sorriso, elas são indicadas também para melhorar a mastigação e a fala do paciente. O tipo de prótese que cada pessoa deve implantar depende da quantidade de dentes comprometidos e da condição da gengiva. Sendo assim, as próteses parciais são para substituição de alguns dentes e as totais substituem todos (dentadura).

Alguns cuidados gerais são importantes para que a prótese dentária dure mais e se mantenha sempre bonita. Confira as dicas que separamos para vocês:

Prótese removível

O primeiro passo é criar uma rotina de higienização da prótese removível para manter uma boa conservação da estrutura e, claro, para a saúde bucal como um todo. O certo é escovar a prótese na mão, isso inclui fazer o seu enxágue removendo os restos de comida e em seguida a escovação com escovas de cerdas macias e limpador próprio de prótese.

Lembrando que mesmo sem dentes, é preciso também fazer a higienização da língua, palato e das gengivas para eliminar a placa bacteriana e os resíduos de alimentos e estimular a circulação sanguínea na região.

Em relação a alimentação, os especialistas alertam que o consumo de alimentos muito pigmentados como café, chá preto, refrigerante e molhos deve ser restrito, pois podem causar manchas nos dentes.

Outra alerta importante é sobre o cuidado com a queda da dentadura, uma vez que isso aconteça pode trincá-la e fazer ainda com que não haja mais encaixe na boca. Lembre-se ainda de sempre por a sua prótese em um recipiente com água para evitar que ela acabe secando durante a noite. Mas nunca use água quente!.

Por fim, é importante sempre realizar acompanhamento com o profissional responsável. Eventuais correções e reparos podem ser necessários ao longo do tempo, por isso, o dentista é a pessoa mais indicada para esse serviço.

 Prótese fixa

Para os pacientes que usam prótese dentária fixa o indicado é dar uma atenção especial na hora de realizar a higienização bucal. É importante usar fio dental super floss e escovas interdentais para a região dos pilares e áreas de cimentação da prótese.

Importante ressaltar que, em hipótese alguma deve-se utilizar metais para remover detritos que possam estar agarrados na prótese. Esse procedimento pode causar danos irreparáveis e até sua quebra. O recomendado para os portadores de ponte é fazer o uso de passadores de ponta dura na hora de passar o fio dental.

Caso haja algum incomodo ou problema com a prótese dentária, é importante resolver a situação com rapidez para evitar a danificação do utensílio. Fique atento! Procure imediatamente um dentista caso tenha problemas.

Gostou do nosso artigo? Continue acompanhando nossas publicações e em caso de dúvidas, entre em contato a Clínica Saúde SPA. Aqui temos dentistas capacitados e especializados para atender as suas necessidades. Faça já o seu orçamento!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *