Saiba tudo sobre a toxina botulínica: indicações e resultados

O botox é um nome popular que se refere aos procedimentos realizados com toxina botulínica tipo A. Usada para amenizar rugas e linhas de expressão, a substância pode contribuir também para outros tratamentos como: hiperidrose nas axilas, palma das mãos e pés, ATM (disfunção da articulação temporomandibular) e sorriso gengival. Aqui vamos falar especificamente do uso de botox para marcas faciais que aparecem com a idade.

O procedimento envolve a aplicação de injeções em um músculo facial específico que atua como um bloqueio da musculatura subjacente das linhas indesejadas. A toxina botulínica ameniza linhas de expressão e rugas profundas, suaviza aquelas linhas da testa como o vinco entre as sobrancelhas e os pés-de-galinha, levanta os cantos da boca, melhora as rugas no colo e pescoço e reposiciona as sobrancelhas. Importante ressaltar que, no caso dos sulcos ao redor dos lábios – o famoso bigode chinês – o indicado é o preenchimento facial e não o botox.

O processo é rápido e de recuperação mínima. São de sete a 14 dias para fazer efeito e nesse período alguns cuidados são importantes. É necessário evitar atividades físicas, não realizar o uso excessivo de cosméticos e nem fazer sessões de massagem facial nesses primeiros dias.

O resultado perdura por uma média de até 6 meses desaparecendo gradativamente. Para a manutenção do botox é indicado consultar o profissional que fez a aplicação, pois fatores como idade e quantidade de vezes e qual o procedimento realizado podem interferir na duração do efeito da toxina botulínica.

As rugas e linhas de expressão surgem com o envelhecimento facial, que ocorre tanto por idade como por exposição solar inadequada, má alimentação, tabagismo e entre outros fatores. Mas, no geral, as rugas são consequentes da contração natural dos músculos do rosto, mais recorrentes naquelas pessoas com o hábito de franzir a testa ao se expressar, sorrir e forçar a vista. Por isso, a toxina botulínica, que funciona com um agente bloqueador neuromuscular, é capaz de impedir transmissão de estímulo dos neurônios para os músculos fazendo com que não haja contração muscular.

Dessa forma o tratamento com a toxina botulínica pode se dar de forma preventiva e reparadora. Não há idade específica para realizar o procedimento, mas no geral, o melhor é após aos 25 anos. A substância não deve ser aplicada em grávidas ou mulheres amamentando.

Gostou do nosso artigo? Continue acompanhando nossas publicações e em caso de dúvidas, entre em contato a Clínica Saúde SPA. Aqui temos profissionais capacitados e especializados para atender as suas necessidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *