A gengivite é uma doença bucal cujos sintomas são inchaço, vermelhidão e sangramento das gengivas. Existem duas formas de tratamento para a gengivite: raspagem e ultrassom.

Como explica a Dra. Marise Meyer, PR-CD-9111, a gengivite ocorre em decorrência do acúmulo de tártaro, placa bacteriana, entre os dentes e a gengiva. A principal causa desse problema é a má escovação e o não uso ou uso indisciplinado do fio dental.

O tratamento para a gengivite deve ser feito o quanto antes. Se o problema não for resolvido, pode evoluir para a perda óssea e o comprometimento da estrutura que dá suporte ao dente. Isso é o que caracteriza a doença periodontal, situação grave que pode levar a perda dos dentes.

Tratamentos para gengivite:
O primeiro passo é orientar o paciente a realizar a higiene bucal correta para que o problema não retorne. A Dra. Marise explica que, além da escovação adequada, os pacientes devem fazer visitas regulares ao dentista para uma avaliação da saúde bucal. Para tratar a gengivite, há, essencialmente, duas formas: a raspagem e o ultrassom.

A raspagem é o método mais comum de remoção do tártaro. O procedimento é feito manualmente com o uso de curetas ou raspadores. Outro método é a limpeza por meio do ultrassom. Essa técnica consiste no uso de um aparelho cuja ponta vibra e que, em contato com a placa bacteriana, promove a remoção do tártaro.

Os tratamentos são recomendados para todos os pacientes com gengivite?
Por seu manual, a raspagem não possui restrições. Por outro lado, o procedimento com ultrassom não é indicado para pessoas com marcapasso. Ao vibrar, o aparelho produz ondas de alta frequência que alteram o ritmo do dispositivo cardíaco.

Casos severos de doença periodontal:
Nos casos mais avançados, é necessário o tratamento cirúrgico. A técnica consiste em expor a superfície da raiz do dente para a realização de uma raspagem mais profunda. Esse procedimento requer a sutura da gengiva e anestesia local, mas é um método seguro, quando feito por um profissional qualificado.

A prevenção é o melhor remédio:
Para evitar a gengivite e outras doenças que afetam gengivas e dentes, a prevenção é sempre o melhor caminho. Por isso, a higiene bucal correta e visitas regulares ao dentista são tão importantes.

A equipe de dentistas da Saúdespa conta com anos de experiência, estrutura e tecnologia avançada para cuidar de você e da sua saúde bucal.

Conversar
1
Marque sua consulta agora mesmo!
Marque sua consulta agora mesmo!